grande causa de conflitos e sofrimentos nos relacionamentos o ciúme, via de regra, se torna um motivo para tragédias cotidianas quando se torna obsessivo. toma conta da mente de uma forma torturante e a pessoa se torna refém de sua própria insegurança.
claro que o ciúme faz quem está sendo acusado e vigiado sofrer, mas sofre muito mais quem o sente. e com certeza quem o sente, não gosta absolutamente desse sentimento também.
mas, algo acontece e esse sentimento surge aparentemente do nada e passa a controlar a pessoa de tal forma, que nenhum pensamento racional consegue aplacá-lo. o ciúme normalmente está ligado a alguns sentimentos inconscientes que podem ser:
1 - baixa estima. quando a pessoa tem pensamentos conscientes ou inconscientes de que não é merecedora de amor. normalmente foram pessoas muito criticadas durante a infância, que desenvolveram uma desconfiança sobre seu próprio potencial e poder.
2 - controle. quando a pessoa tem a sensação de que precisa ter controle sobre tudo e todos à sua volta. normalmente foram pessoas que tiveram a seu lado na infância, figuras de autoridade que se colocavam como vítimas e a criança sentia-se culpada e responsável pelo bem estar emocional de quem se fazia de vitima. ou são pessoas muito mimadas que pensam serem donas do mundo, e que todos devam girar à sua volta, realizando seus caprichos. pessoas controladoras têm medo do futuro e normalmente não confiam na vida.
3 - espelhamento. quando o ciumento por trair ou por sentir vontade de trair tem medo que o parceiro realize isso de fato. o ciumento está, nesse caso, espelhando no outro o que na verdade tem dentro de si. seu pensamento, seja consciente ou não, repete sempre: "se não sou confiável, ninguém é!"
4 - percepção e negação. quando existe de fato uma postura falsa do companheiro, mas o ciumento não quer admitir que esteja sendo traído e acaba provocando uma briga para que o outro negue a traição, minta dizendo ser fiel. o ciumento nesse caso ao provocar a discussão, não quer ouvir a verdade e sim, que o outro negue a traição. assim o ciumento passará mais algum tempo com sua dor aplacada e enganando a si próprio e não terá que tomar nenhuma atitude para terminar a relação.
em todos os casos existe o erro de visão. o ciumento estará enxergando algo que reflete seu interior conturbado, e não, a verdade. e, é claro que quando estamos conturbados, tomamos atitudes conturbadas que geram efeitos desastrosos.
reflitam e amem!! ;D